O Conselho Deliberativo aprovou, em reunião na segunda-feira (20), duas propostas de alteração do Regulamento de Acesso ao Clube (RAC). Uma delas é a que permite aos esportistas do Passaporte Atleta, categoria criada recentemente para contemplar jovens selecionados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, usarem as dependências do Clube. A outra é a que deixa claro que o serviço de personal trainer é exclusivo para o ambiente do Espaço Saúde.
Os pareceres foram apresentados pela Comissão Permanente de Inovação, Governança e Práticas de Conformidade (Compliance), presidida pelo conselheiro Flávio Schegerin. No caso do Passaporte Atleta, o Conselho Diretor havia proposto que os esportistas com até 16 anos poderiam ingressar no Iate Clube acompanhados de pais ou responsáveis — hoje, apenas menores de 12 anos possuem esta permissão.
“Ampliar esse critério etário para 16 anos desvirtua a finalidade do instituto, que seria garantir apoio a crianças, estendendo-o a adolescentes capazes de frequência autônoma nas áreas do Clube e nas atividades esportivas”, justificou Schegerin.
Uma emenda que propunha o aumento da idade para acompanhante de sócio atleta para 18 anos também foi rejeitada, visto que incluía todas as categorias de sócios atletas, o que não era escopo do texto em discussão. “Emenda fala sobre CTA e, portanto, não se aplica. Estamos tratando exclusivamente da categoria de Passaporte Atleta”, entendeu a comissão. O parecer da comissão foi aprovado por ampla maioria, com o voto contrário do conselheiro Edward Cattete.
O regulamento do Pilates foi outra pauta referendada pelos conselheiros, o que engloba regras e boas práticas para os frequentadores do espaço. Entre os principais pontos, estão a exigência de apresentação de atestado médico ou preenchimento do PARQ (Questionário de Prontidão para Atividade Física) e matrícula regular na Academia, previsão de cancelamento até 2h antes da aula e idade mínima de 12 anos.
“Cada aula tem duração de 50 minutos. As aulas são pessoais e intransferíveis, sendo vedada a realização da aula por associado diferente do agendado. Assim, acreditamos que o serviço, que possui bastante demanda, vai atender bem o iatista”, disse o conselheiro Felipe Rocha, relator da matéria.
Iate Shopping
A empresa RS Sampaio Confecções LTDA teve o contrato de concessão renovado, contemplando apenas a unidade localizada no Iate Shopping. O valor mensal de repasse ao Clube passa de R$ 1.684,27 para R$ 4.000, caso a arrecadação mensal bruta da concessionária for inferior ao valor de 10% da arrecadação. Se ultrapassar este percentual, caberá ao Clube uma quantia adicional.
Vale ressaltar que a loja instalada atualmente na Academia será desocupada pelo mesmo concessionário. “Vamos fazer uma reforma completa naquele espaço, posteriormente faremos uma licitação e, assim, passaremos a oferecer mais opções de serviços e produtos aos sócios”, defendeu o comodoro Luiz André Reis, mencionando também os ganhos financeiros superiores ao que o Iate Clube arrecada hoje.
Quando houver a reforma, os conselheiros solicitaram ao Conselho Diretor que divulgue os detalhes nos canais oficiais de comunicação do Clube, evitando quaisquer prejuízos à Família Iatista.
Já o convênio do Iate Clube de Brasília com o Instituto Presbiteriano Mackenzie, que estabelece 15% de desconto para sócios no valor das mensalidades escolares, foi retirado de pauta para que sejam esclarecidas as contrapartidas do acordo. O assunto deve ser retomado no próximo encontro do Conselho Deliberativo.