Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conselho Deliberativo aprova regulamento do futebol e alunos de cinco anos na escolinha de beach tennis

Na última segunda-feira (11), o Conselho Deliberativo referendou as decisões da Mesa Diretora, baseadas na alteração do Regulamento de Acesso ao Clube (RAC), que oficializam em caráter permanente o Dia do Sócio nos feriados de 21 de abril e 12 de outubro. Desta forma, os associados terão acesso exclusivo ao clube nestas datas, com mais comodidade e privacidade. Os convites comuns e das churrasqueiras para não sócios continuarão disponíveis nos demais dias do mês.

A presidente da Comissão da Área Social, Nídia Marlene, avaliou que a iniciativa, proposta pelo Conselho Diretor, foi acertada. “Eu só ouvi elogios dos iatistas, que não havia filas. Vi muitas famílias reunidas. Todos ficaram muito felizes, inclusive as crianças”.

Na mesma linha, o presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, elogiou a sensibilidade da Administração ao perceber que o Clube muito cheio em períodos festivos acabava gerando mais insatisfação do sócio do que a felicidade do não sócio. “Trata-se de uma medida corajosa e amplamente apoiada por todos. Nos preocupamos em oferecer ao associado o direito de aproveitar o Iate ao lado da família, sem tumulto e de forma tranquila”.

Na área esportiva, os conselheiros aprovaram a alteração da faixa etária da escolinha de Beach Tennis, que agora passa a contemplar alunos a partir dos cinco anos. A comissão que analisou o tema, presidida pelo conselheiro Edward Cattete, entendeu que a mudança não aumenta a fila de espera, visto que há vagas disponíveis para a modalidade, e segue o mesmo caminho já adotado no futebol, na natação, no tênis e no judô.

“Há uma demanda de pais que querem colocar os filhos mais novos para praticar o esporte. É preciso deixar claro que nessa idade de cinco, seis anos, a abordagem pode ser lúdica, não é ainda para participação em torneios. A iniciação esportiva precoce e os impactos positivos para a saúde e socialização são outros fatores que devem ser levados em conta”, defendeu Cattete.

Já os frequentadores do futebol e do futsal ganharam um novo regulamento que passa a fixar normas e regras gerais para a prática dos jogos de futebol adulto e infantil, bem como o uso do campos.

O conselheiro Oscar Lóssio, presidente da comissão que examinou a matéria, afirmou que o parecer foi “fruto de encaminhamento” e reforçou que houve reuniões com o Conselho Diretor, gerente de esportes, diretores, vice-diretores e sócios.

“A única mudança que fizemos foi a inclusão no artigo 11 da limitação de até três convidados para cada equipe de competição. Esse número representa a metade do time, visto que são seis jogadores na linha e um no gol. Isso é uma tentativa de resolver uma insatisfação antiga dos pais dos sócios”, salientou.

Lóssio acrescentou que o regulamento “está bem simples e profissional” e foi formatado para fortalecer o esporte e oportunizar a modalidade para crianças, jovens e adultos.

Posto de gasolina e regularização da área norte

Durante o encontro, o comodoro Luiz André Reis anunciou a reabertura do posto de gasolina, neste primeiro momento voltado ao abastecimento de embarcações.

“Agora, essa reabertura é definitiva. O terreno do posto de gasolina foi licenciado para posto de revenda de combustíveis. Nós estamos pagando uma outurga onerosa, já pagamos algumas parcelas e isso é irreversível. O posto inicia as atividades agora para as embarcações, mas o licenciamento obtido é também para veículos”, disse.

Outra novidade trazida por Reis foi a aprovação e autorização para contrato de concessão de uso do terreno localizado na área norte do Clube, que há anos carecia de regularização de área pública. Ressaltou que a solução do problema “dá tranquilidade para seguir com o Plano Diretor, de forma planejada e estruturada”.

O prazo de vigência é de 30 anos, ao custo de R$ 21 mil por mês, com a possibilidade de pagamento por meio da chamada Moeda Social — instrumento de troca de preço público por serviços sociais à comunidade.

“O Clube já é uma entidade que tem atividades sociais, o que nos indica que podemos zerar essa conta mensal e pagar com Moeda Social. Nós temos aqui, por exemplo, o Iate in Concert, que distribuiu 26 toneladas de alimentos este ano para instituições que atendem grupos vulneráveis. Isso conta pontos”, esclareceu.

Presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, comemorou as conquistas e exaltou a união de esforços de todos aqueles que trabalharam para que essas benfeitorias saíssem do papel.

“A regularização do terreno da área norte é um processo que começa em 2019, com a mudança da lei. Eu e o comodoro Luiz André tivemos um trabalho árduo, mantivemos tratativas com o diretor da Terracap, Leonardo Mundim. Superamos todas as pendências. Fiquei bastante satisfeito quando ele me ligou na semana passada e disse que submeteria à aprovação da Terracap”.

Complementou ainda que haverá uma cerimônia, com a presença do governador Ibaneis Rocha, para celebrar o acordo, em data a ser definida.

No tocante ao posto de gasolina, Garcia reiterou que essa é mais uma entrega que beneficia o quadro social. “O posto de gasolina volta a funcionar e resolve o problema do sócio que hoje está tendo um custo elevadíssimo para abastecer a sua embarcação. É um um ano de muitas vitórias para os iatistas”, pontuou.

Além das melhorias de infraestrutura e serviços, a Família Iatista tem mais motivos para comemorar. O Clube foi premiado duplamente no Congresso Brasileiro de Clubes 2024, organizado pela Fenaclubes: conquistou o troféu nas categorias “Melhor clube formador de atletas de vela” e “Melhor clube cultural”

“A nossa estrutura é muito apreciada no Brasil inteiro.

Começa com nossa escolinha de vela, que abriga crianças de 6 anos para início da carreira. A principal régua de medição é o desempenho, hoje estamos em primeiro lugar no ranking brasileiro de iatismo. Na parte cultural, recebemos o prêmio em virtude da grandeza de eventos como o Iate in Concert e o JK Jazz Festival”, listou o comodoro Luiz André Reis.

Já Edison Garcia lembrou do legado histórico do Iate nas áreas laureadas. “Nós temos uma história tanto na vela quanto no incentivo à cultura, caso do próprio Iate in Concert, que já foi premiado no passado pela própria Fenaclubes. Os reconhecimentos nos mostram que estamos no caminho certo”, resumiu.

O novo regulamento do Espaço Saúde, que constava na pauta de votações, será apreciado na próxima reunião do Conselho Deliberativo.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Encontro Literário debate obra “A Ilha das Árvores Perdidas”

+ mais

Encontro Literário debate obra “A Ilha das Árvores Perdidas”

+ mais

Gerente de Esporte do Iate participa de módulo presencial curso promovido pelo CBC

+ mais

Judocas do Iate brilham em seletiva nacional 

+ mais

Tênis de Mesa do Iate Clube se consagra como potência paralímpica

+ mais

Festival de encerramento de Basquete

+ mais

Comunicados

Pular para o conteúdo