O Conselho Deliberativo aprovou, com alterações, a proposta de revisão do Orçamento encaminhada pelo Conselho Diretor. Entre os remanejamentos autorizados estão a transferência de saldos orçamentários de 2023 para o corrente ano e a suplementação da rubrica “Investimentos”
Outros pedidos de readequação, como o de Despesa com Pessoal e a expansão de receitas advindas de incentivos ao esporte e à cultura, não receberam aval da Comissão de Orçamento.
“Foram observados equívocos nos lançamentos das Despesas Operacionais e nas Despesas com Pessoal. Entendemos que o Orçamento deva ser o mais fiel possível à realidade e cada coisa esteja no seu devido lugar”, explicou o presidente da comissão João Wellisch.
O parecer foi aprovado pela maioria dos conselheiros e houve o consenso de que a Diretoria Financeira e a Comissão de Orçamento vão realizar os ajustes necessários para que a peça orçamentária cumpra todos os requisitos de boas práticas contábeis.
O presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, chamou a atenção para o objeto de revisão do Orçamento previsto no estatuto. “Temos que ter em mente que não é um novo orçamento. Importante colocar isso para a gente não ter a sensação que nós temos uma segunda peça orçamentária de 2024”, enfatizou.
Acrescentou que é natural que haja remanejamentos, mas lembrou que o Orçamento é uma peça de planejamento. “É preciso estimar adequadamente a receita e fixar a despesa, em vez de modificar a cada período do ano situações não planejadas”
O comodoro Luiz André Reis esclareceu que as novas receitas de incentivo à cultura e ao esporte, em âmbito distrital e federal, não estavam previstas anteriormente.
“A gente quer trabalhar para colocar esses R$ 5 milhões para dentro de casa, só que é incerto quanto nós vamos conseguir. Foram criadas as contas bancárias, de acordo com os critérios técnicos, para esses projetos, com receitas e despesas, em separado do orçamento do Clube”.
Reis afirmou ainda que o Clube passa por um rigoroso processo de controle para receber a verba. “Somos auditados pela área de finanças do Ministério do Esporte e pelo GDF. Todos esses projetos determinam linha por linha onde a gente vai gastar. Trata-se de recurso ‘carimbado’”, complementou.
Convênio com Sírio-Libanês
Outro tema da reunião, realizada na última segunda-feira (29), tratou de estudos avançados para a assinatura de um convênio entre o Iate Clube de Brasília e o Hospital Sírio-Libanês, uma das principais referências na área da saúde. Os termos do acordo, que ainda precisará de aprovação do Conselho Deliberativo, foram apresentados aos conselheiros pelo diretor da instituição no DF, Rafael Gadia.
Entre outros pontos, o corpo médico do hospital passaria a ser o responsável pelo atendimento no Clube, incluindo a remoção de ambulância em casos de emergência. Outra vantagem seria a oferta de vacinação e check-up médico com condições especiais para os associados. Os valores do contrato estão em negociação, mas a ideia é que seja próximo ao orçado com despesas médicas para 2024.
Segundo o comodoro Luiz André Reis, a medida é um avanço em termos de prestação de serviços e traz mais segurança jurídica ao Iate.
“Hoje, ao atendermos com nossos funcionários, estamos assumindo uma responsabilidade que pode gerar consequências. No momento em que o hospital pode nos oferecer esse mesmo tratamento, fico muito mais confortável como gestor sabendo que a gente vai ser melhor atendido pelo Sírio-Libanês”, ressaltou.
O presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, seguiu na mesma linha. “O Sírio-Libanês é um hospital de extrema referência, isso dá muita tranquilidade ao nosso quadro social. Queremos, no futuro, proporcionar ao sócio do Iate que não tenha convênio a oportunidade de utilizar serviços médicos de qualidade a um preço convidativo”.
Já Rafael Gadia, diretor do hospital em Brasília, pontuou que o objetivo é ajudar a desenvolver a infraestrutura de saúde. “Associar o Sírio-Libanês ao Iate seria motivo de grande orgulho. A gente vai fazer o máximo possível para tornar realidade essa parceria. Estamos ansiosos por isso”, disse.
Novos regulamentos
A modernização de regulamentos em áreas do Clube segue em discussão no colegiado. Presidente da comissão especial que proporá um novo regulamento para disciplinar as atividades do futebol e do futsal, o conselheiro Oscar Lóssio trouxe um resumo dos trabalhos que visam atender aos associados de forma equânime.
“Fizemos uma reunião com o comodoro e o superintendente de esporte, estamos aguardando a proposta final de texto por parte do Conselho Diretor. É preciso enfrentar algumas situações no futebol infantil, principalmente sobre o uso de convites esportivos”, ponderou.
E completou. “Eu e os conselheiros Henrique Alencar e Daniel Queiroga vamos preparar um relatório bem conciso. Estaremos abertos ao diálogo para contribuições dos associados”
No caso do Iate TV, a comissão especial é integrada pelas conselheiras Angélica Fialho e Eliana Coutinho e presidida pelo conselheiro Ronaldo Monte Rosa. Segundo ele, é pertinente a regulamentação sobre uso de mesas e cadeiras.
“Tivemos uma reunião com a diretora Cultural, Silvia Frabetti. A comissão ouviu usuários e funcionários do setor. Aproveito para agradecer o espírito colaborativo dos sócios, que têm nos enviado muitas sugestões”
Monte Rosa reforçou também que há consenso entre Conselho Deliberativo e Comodoria para realização de uma consulta junto aos sócios a respeito de eventual mudança de nome do espaço.
O Espaço Saúde também terá regras de uso e convivência revisadas. “Tem alguns pontos importantes que se faz necessário aprimorar no atual regulamento, caso da regra aplicável ao personal trainer sem vínculo empregatício. Nos preocupamos em ouvir os usuários do pilates. Estamos na fase de revisão dos textos”, adiantou o conselheiro Flávio Schegerin, presidente da comissão especial, que conta ainda com os conselheiros Felipe Rocha e Eunice Malvar.
O texto, de acordo com Schegerin, deverá ser transparente, adequado e que não gere dúvidas. “E acima de tudo, precisa representar o anseio dos sócios”
Os iatistas ainda podem mandar ideias e sugestões por meio dos e-mails: consulta.iatetv@iatebsb.com.br (IateTV), consulta.futebol@iatebsb.com.br (Futebol/Futsal) e consulta.espacosaude@iatebsb.com.br (Espaço Saúde).
Homenagem
Antes do início das votações, todos os conselheiros prestaram um minuto de silêncio em sinal de respeito e pesar pelo falecimento do fundador Álvaro Sampaio, falecido no último dia 9 de julho, aos 90 anos.