No último sábado, 20 de setembro, o Iate Clube de Brasília promoveu a cerimônia de troca de faixa dos judocas. O evento, reconhecido oficialmente pela Federação Metropolitana de Judô (Femeju), reuniu mais de 160 atletas em um dia de celebração, superação e conquistas.
A troca de faixas simboliza a progressão no caminho do aprendizado, sendo um reconhecimento do esforço contínuo e da evolução de cada aluno. Com o salão social lotado por familiares, a solenidade foi conduzida pelos professores da equipe de judô do Iate. O sócio Dirceu Falcão, faixa preta classificado campeonato mundial de Judô e pai de aluno, o Comodoro Luiz André Almeida Reis e o diretor de Esportes Individuais Gilson Machado participaram do evento.

A mãe Juliana Andrade tem dois judocas em casa: os filhos Amanda e Lucas Andrade. Para ela, o judô é um esporte que promove disciplina, respeito e autoconfiança. “Os jovens aprendem a respeitar seus colegas de equipe, treinadores e adversários, e desenvolvem uma maior confiança em si mesmos à medida que progridem em suas habilidades”, destaca. “Essa combinação de habilidades físicas e pessoais têm um impacto positivo e duradouro na vida dos jovens atletas.”
A filha participou da troca de faixa, e ela ficou encantada com o evento e ver que o Clube valoriza esse esporte que “pode ser transformador” na vida dessas crianças e adolescentes. Na ocasião, também foram prestadas homenagens aos atletas que foram classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô.
Confira a lista:
Sub-13
Heitor do Carmo (-34kg).
Pedro Bomtempo (-47kg).
Henzo Takashi (+60kg).
Sub-15
Davi Falcão (-40kg).
Rafael Furtado (-45kg).
Heitor Sumida (-55kg).
Manoela Martinelli (-40kg).