No último fim de semana, a velejadora Bruna Patrício, atleta do Iate Clube de Brasília e 3° Sargento da Marinha do Brasil, participou da 75ª edição da tradicional Regata Santos–Rio. Bruna integrou a tripulação do veleiro Duma, da classe Farr 43 (design 844), que largou de Santos (SP) com destino ao Rio de Janeiro, enfrentando cerca de 43 horas ininterruptas de regata.
Segundo a atleta, a prova foi marcada por momentos de superação e aprendizado. “A média de ventos foi entre 9 e 12 nós, com exceção da passagem pela Ponta do Boi, onde venta mais. Taticamente, fizemos uma regata incrível, conseguindo nos manter entre os barcos da frente por muito tempo”, detalhou.
A velejadora contou que a tripulação chegou à Laje do Rio de Janeiro, ponto final da prova, por volta das 00h30 de domingo, mas enfrentou uma forte mudança nas condições.
“O vento acabou e a maré começou a vazar, nos impedindo de cruzar a linha de chegada, que estava a apenas 500 metros. Tentamos de todas as formas aproveitar qualquer brisa, mas foi uma luta longa”, disse. A tripulação cruzou a linha às 7h15.
Apesar das adversidades nos metros finais, o Duma foi o terceiro barco a cruzar a linha de chegada. O veleiro ficou na quarta colocação geral. Para Bruna, foi uma oportunidade de crescimento e “cada milha valeu a pena”.