Julia Vasconcelos, de 17 anos, atleta do Iate Clube de Brasília, foi convocada para defender a Seleção Brasileira de Beach Tennis no Pan-Americano sub-18, que será realizado entre os dias 22 e 27 de setembro, na praia de Caraguatatuba (SP).
Ao longo do ano, Julia participou de semifinais e conquistou vitórias sobre duplas consolidadas no cenário internacional, entre elas as japonesas Eri Homma e Erina Otsuka, atualmente 30ª colocadas no ranking mundial. A Iatista ocupa a 69ª posição no ranking mundial e é a 4ª melhor brasileira na categoria sub-18.
Julia já representou o país em todas as categorias de base: sub-12, sub-14 e agora sub-18. “Estou muito feliz com esse momento. É fruto de muita dedicação e muito esforço, sempre com o apoio de uma equipe excelente ao meu lado”, afirma.
A atleta tem o suporte da família em toda a sua trajetória. O pai, Elismar Vasconcelos, e o irmão, João Lucas Vasconcelos, ambos associados ao Iate, tiveram papel fundamental nesse percurso. João Lucas atua como treinador e acompanha Julia em competições nacionais e internacionais.
Mais uma convocação no Pan
Além de Julia, Enzo Battaglini também vai representar o Brasil no Pan. Ele foi convocado para a categoria sub-16 da seleção brasileira. Enzo é treinado pelo pai e também atleta Marcos Battaglini. A vaga foi conquistada após experiência na Itália que acelerou o desenvolvimento do jovem.