O Iate Clube de Brasília, representado pelo Comodoro Luiz André Almeida Reis, participou na última quinta-feira (12), em São Paulo (SP), de uma reunião do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O encontro reuniu dirigentes das principais agremiações do país para discutir os impactos da nova realidade fiscal que passou a incidir sobre os clubes.
“O governo federal taxou os clubes e, desde janeiro, vivemos uma nova realidade fiscal. As entidades estão mais oneradas e nos reunimos para avaliar os impactos e definir quais medidas adotar diante desse cenário”, explicou o Comodoro.
A mudança ocorre após a sanção da Lei Complementar n° 224/2025, no fim do ano passado, que alterou o regime de benefícios fiscais para associações sem fins lucrativos. A medida integra a preparação para a implementação da reforma tributária, prevista para ocorrer de forma gradual até 2027, mas que já produz efeitos imediatos.
Com a nova regra, associações civis que antes eram isentas passam a recolher 10% dentro do regime regular de tributação — um impacto direto no planejamento financeiro e na sustentabilidade das atividades esportivas e sociais dos clubes.
Confira na íntegra a nota do CBC:
Nota à sociedade brasileira
Em defesa da sobrevivência do esporte nacional
LUTO NO ESPORTE!
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, conclamam a comunidade esportiva e a sociedade a lutar pela sobrevivência do esporte e contra a nova tributação aplicada às organizações esportivas sem fins lucrativos, que representa gravíssimo risco para o futuro do esporte no país (Lei Complementar nº 224/2025).

As mudanças no regime tributário, que já estão valendo, impõem carga incompatível com clubes e organizações esportivas que não distribuem lucros e reinvestem integralmente seus recursos em atletas, infraestrutura e projetos sociais. Na prática, essa tributação excessiva encerra milhares de iniciativas que hoje atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e atletas em todas as regiões do Brasil. O esporte está em risco e em luto.
Em reunião realizada no Esporte Clube Pinheiros, em 12 de fevereiro de 2026, com a presença do CBC, da FENACLUBES e dos clubes Pinheiros/SP, Flamengo/RJ, Minas Tênis/MG, Paulistano/SP, Praia Clube/MG, Bahia/BA, Curitibano/PR, Hebraica/SP, Iate Clube de Brasília/DF, Campestre/PB, Grêmio Náutico União/RS, Sogipa/RS, Olympico/MG, Mackenzie/MG, Esperia/SP, Duque de Caxias/PR, Santa Mônica/PR, Tijuca/RJ, Paineiras do Morumby/SP e ABDA/SP, constituiu-se, por unanimidade, movimento em defesa da sobrevivência do esporte nacional.
LUTO NO ESPORTE!
Conclamamos dirigentes, atletas, treinadores, profissionais do esporte, famílias e torcedores a se unirem a este movimento, no dia 24 de fevereiro de 2026, às 11h, na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados – CESPO (Anexo II, Ala C, Sala 2), para defender, de forma pacífica e firme, a sobrevivência do esporte nacional executado pelas entidades esportivas sem fins lucrativos.
Paulo Maciel
Presidente CBC
Arialdo Boscolo
Presidente Fenaclubes