De 29 a 31 de janeiro, o Iate Clube de Brasília promove a exposição “Márcia Valle – Pinturas” com obras da artista mineira. O evento será realizado no Espaço da Náutica, com visitação aberta ao público, de maneira concomitante ao Campeonato Brasileiro de Snipe, de 27 a 31 de janeiro.
A mostra apresenta obras de veleiros pintados a óleo e em aquarela, proporcionando ao público uma experiência de apreciação artística integrada ao ambiente náutico do Clube. Márcia estará presente no primeiro dia de exposição.
Essa será a segunda vez da artista no Iate. Em 2021, o ex-comodoro Flávio Pimentel fez um convite para que Márcia realizasse uma exposição com pinturas de veleiros. Desde 2016, ela tinha uma câmera fotográfica e havia se tornado fotógrafa de regatas. A partir das fotografias, ela traduzia as cenas para a tela.
Márcia teve sete meses para produzir as obras da exposição “Bons Ventos”, que ocorreu no Iate de 22 de julho a 7 de agosto de 2021. O quadro “Píer à noite” da artista faz parte do acervo de obras de arte do Clube.
“De lá para cá, muita coisa mudou. Deixei de pintar flores hiperrealistas e passei a ser pintora de veleiros. Com a convivência, comecei a pegar encomendas e faço até retratos de velejadores”, conta.
Márcia fez diversas exposições entre 2022 e 2025 em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas sentiu falta de Brasília. Dessa vez, com mais tempo de produção e um trabalho amadurecido, ela vai expor entre 16 e 20 quadros a óleo e poucas aquarelas.

Quando estive em Brasília, fiquei muito emocionada. Foi a primeira vez que saí da minha região porque recebi um convite para fazer uma exposição. Já fiz muitas, mas era eu quem corria atrás. Como convidada foi a primeira vez e me deu segurança como artista”, detalha. “Além do grande evento que é o Campeonato de Snipe, era hora de voltar como forma de agradecimento, porque foi em Brasília que tudo começou para mim.”
Recentemente, a artista participou de uma regata em Niterói (RJ) e pintou uma tela que descreve o seu processo artístico. Márcia conta que sobrepôs diversas fotos: juntou os velejadores que foram os primeiros colocados com parte da paisagem de outros cliques. A obra estará exposta no evento. Ela destaca ainda que está animada para fotografar o Campeonato de Snipe e afirma que “é possível que alguma regata vire uma tela para ser presenteada ao Clube”.
Conheça o trabalho da artista clicando aqui.