Clube inicia projeto de revitalização do espaço com substituição de árvores, piso e iluminação para melhor atender aos associados
O Iate Clube de Brasília inicia uma ampla reforma no estacionamento sul com foco em oferecer mais segurança aos sócios e visitantes, preservar o patrimônio e modernizar a infraestrutura do espaço. O projeto contempla a renovação do piso para melhorar a acessibilidade, a substituição das árvores, o ganho no número de vagas e a revitalização integral da iluminação.
O estacionamento sul é o maior do Clube e atende diariamente ao público que frequenta a Academia, as churrasqueiras, o Edifício Cilíndrico, o Espaço Viva +, a Tribuna de Futebol, a Sede Social e as quadras de beach tênis.
A área apresentava riscos devido a árvores envelhecidas e fragilizadas, cujas raízes desnivelaram o asfalto e comprometeram a mobilidade de idosos e pessoas com necessidades especiais. Segundo o Comodoro Luiz André Almeida Reis, a decisão pela renovação foi tomada após análises técnicas que apontaram riscos de queda e comprometimento da estrutura de várias espécies plantadas.
“Essa substituição das árvores é uma consequência da reforma do estacionamento e será feita em função de um laudo técnico que o Iate contratou para avaliar a segurança das árvores existentes. Esse laudo conclui que as árvores estão velhas, foram podadas de forma errada ao longo da vida e criam uma situação de risco para os sócios”, explica.
As novas árvores, da espécie Sete Copas Africana, vão garantir menos risco de acidentes, copas amplas, raízes seguras e são uma boa escolha para adaptação ao espaço urbano do ICB. Existe uma árvore da espécie que foi plantada há dez anos localizada próximo ao prédio do pilates no Clube. As mudas adquiridas são de três a quatro metros, para dar continuidade à arborização do Iate.
Segundo o diretor Ronaldo Teles, a renovação reafirma o compromisso do ICB em cuidar da segurança dos associados.“Nosso objetivo é garantir a segurança dos sócios, preservando ao mesmo tempo o conforto de ter um espaço sombreado. Agora, estamos fazendo a reforma de maneira planejada, sem perda de qualidade para o Clube”, assegura.
Acessibilidade e conforto
Além da arborização mais adequada, a reforma prevê a reorganização das ilhas de estacionamento, resultando em um ganho estimado de 33 vagas para carros e cinco para motos, no estacionamento da Sede. Todas contarão com bate-rodas, evitando que os veículos avancem para a área destinada à circulação de pedestres.
Além da segurança, o projeto elaborado pelo Setor de Engenharia também busca atender às necessidades de conforto e inclusão com o rebaixo dos meios-fios que separavam os bolsões de estacionamento, nivelando a pista com os canteiros. A medida garante a livre circulação de pedestres, elimina pontos de tropeço e obstáculos e proporciona maior segurança para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. A troca completa da iluminação também trará mais visibilidade e segurança.
“Vamos fazer algo mais agradável, trocar a iluminação, criar mais sombras para os carros e melhorar o ambiente para todos os eventos do Clube”, garante o Comodoro.
Adequação de espaços
Outra melhoria importante foi a adaptação do acesso entre o estacionamento sul e o estacionamento da Sede Social. O motorista vai passar a entrar de frente na pista de circulação. Isso elimina a curva existente anteriormente e reduz o risco de acidentes.
Para a arquiteta do Iate, Patrícia Floriano, responsável pelo projeto, a obra representa um marco na infraestrutura do Clube: “Com a ampliação do número de vagas, a modernização do traçado e a substituição planejada das espécies arbóreas, o espaço passa a atender melhor às demandas cotidianas e aos grandes eventos, consolidando-se como uma área estratégica para o bem-estar e a conveniência dos associados”.
