51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e 17ª Copa Brasil de Estreantes

Começou, nesta quarta-feira (4), a 17ª Copa Brasil de Estreantes. Oitenta e dois velejadores iniciam suas trajetórias de campeonatos. No total, 13 clubes representam os estados: DF, PE, RJ, SC, BA, RS, SP, ES. O Campeonato termina no dia 7 de janeiro, mesmo dia em que começa o 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist.

O diretor de Esportes Náuticos do Iate, Gustavo Raulino, explicou que a Copa do Brasil de Estreantes é um campeonato para velejadores com menos de um ano de experiência em regatas. Os estreantes correrão até oito regatas durante os quatro dias de prova e a cerimônia de premiação vai acontecer no dia 7 de janeiro. “A Classe Optimist geralmente é utilizada como categoria de entrada para barcos a vela e para quem deseja aprender as principais funções de um monotipo, além de ter um excelente custo-benefício e um formato que impede velocidades elevadas”, explicou Raulino.

A última atualização, com o resultado parcial da Copa do Brasil de Estreantes, mostra Miguel Morela Edra Barros Vasconcellos (CNC- RJ) em primeiro lugar, seguido de Matheus Cardoso Bombini (EVI-SP) e Joaquim Krauspenhar (ICSC- SC), todos do infantil.

Já os três atletas do Iate com as melhores colocações são Pedro Santana Siqueira de Brito, da categoria mirim, em sexto lugar; Maria Beatriz Lima Nogueira, da juvenil, na nona colocação; e Francisco Batista Giuntini de Barros, também da mirim, na 11ª colocação.

Já os veteranos que irão participar do 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, correrão 12 regatas individuais durante seis dias. Haverá um dia de descanso e um dia para as regatas por equipes. A cerimônia de premiação e encerramento está prevista para o dia 15 de janeiro.

A Copa Brasil de Estreantes da Classe Optimist foi idealizada pelo Iate Clube de Brasília. Sua 1ª edição foi realizada pelo Clube em 2007, junto com o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Ajude a escolher o mascote do Iate Clube de Brasília

+ mais

Emiate começa as atividades de 2026
Emiate começa as atividades de 2026

+ mais

Ciate retoma atividades em 9 de fevereiro
Ciate retoma atividades em 9 de fevereiro

+ mais

Colônia de Férias chega ao fim
Colônia de Férias chega ao fim

+ mais

Tenistas se destacam na XXXIV Copa São Paulo de Tênis Infantojuvenil
Tenistas se destacam na XXXIV Copa São Paulo de Tênis Infantojuvenil

+ mais

Guto se despede do Australian Open Juvenil nas quartas
Guto se despede do Australian Open Juvenil nas quartas

+ mais

Comunicados

Não fique de fora.

Recadastramento 2026

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social

Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo:

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social
Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo: