Histórico

Histórico da Ouvidoria

Recente no Brasil em sua concepção clássica como representante dos direitos do usuário, a função de Ouvidor – Ombudsman surgiu no serviço público em 1986, quando foi adotada pela Prefeitura Municipal de Curitiba. No Brasil colônia havia o Ouvidor do Rei ou Ouvidor Geral, de natureza fiscalizadora e coercitiva, nada tendo a ver com a origem nórdica da palavra “Ombud” mais a palavra “man” que resultou em Ombudsman, significando Representante, Procurador. (Obs.: Não comporta variação de gênero. Portanto, é equivocada a expressão Ombudswoman). A iniciativa privada em nosso país começou a adotar esta solução a partir de 1985 (Rhodia) para prevenir conflitos com os consumidores e também como um importante canal de comunicação com os clientes. Adotado pelo Jornal Folha de São Paulo em 1989, a figura do Ouvidor – Ombudsman passou a ser mais utilizada pelas empresas brasileiras com a vigência do Código de Defesa do Consumidor a partir de 1990.