ACESSIBILIDADE | Ir para conteúdo (alt+1) | Ir para menu (alt+2) | Ir para a busca (alt+3) | Ir para o rodapé (alt+4) | Contraste (alt+5) | Download VLibras
VII Copa Brasil de Vela será realizada no Iate em outubro
13/07/2019 - #Jornal Semanal

O Iate Clube de Brasília vai sediar a 7ª edição da Copa Brasil de Vela, de 13 a 20 de outubro, que deverá contar com a participação de aproximadamente 90 atletas distribuídos em cerca de 60 embarcações que disputarão classes Olímpicas e da Vela Jovem.

 

Estão incluídas, nas Classes Olímpicas, as categorias Laser Standard, Laser Radial (feminino), Finn, 470 (masculino e feminino), 49er, 49er FX e Nacra 17 Foil (Misto). “Na Copa Brasil de Vela competem os melhores velejadores do Brasil das Classes Olímpicas, de qualquer idade, sendo que o primeiro colocado de cada classe garante vaga na equipe Olímpica do Brasil e receberá apoio financeiro da CBVela para disputar as principais competições internacionais de 2020”, explicou Flávio Pimentel, Diretor de Esportes Náuticos do Iate. Já nas Classes da Vela Jovem, serão disputadas regatas nas categorias Laser Radial (masculino e feminino), 420 (masculino e feminino), 29er (masculino e feminino) e Nacra 15 (misto).

 

Velejadores de até 18 anos participam da Copa Brasil de Vela Jovem, que acontece em paralelo à Copa Brasil de Vela. “A Gerência Técnica da Confederação Brasileira de Vela utiliza este evento para avaliar os atletas e convocar a Equipe Brasileira de Vela Jovem para representar o país no Campeonatos Mundiais, organizado anualmente pela Federação Internacional de Vela”, disse Flávio.

 

A Copa Brasil de Vela é o principal evento das Classes Olímpicas no Brasil e tem o objetivo de selecionar a Equipe Brasileira Olímpica que participará dos principais campeonatos internacionais e de treinamentos no ano seguinte como preparação para os Jogos Olímpicos. O evento contará com a participação de ídolos Olímpicos, como Robert Scheidt, Jorge Zarif e Martine Grael, além de campeões mundiais e medalhistas pan-americanos em disputa pela sonhada vaga Olímpica. “Além dos inegáveis benefícios de caráter técnico para todos os competidores, a Copa Brasil de Vela dará enorme visibilidade ao esporte no interior do país, o que certamente trará um incremento no número de praticantes da vela, notadamente junto às crianças e jovens. E é o aumento de praticantes que nos dará cada vez mais candidatos em potencial para a vela de alto rendimento”, comemorou o Diretor.

 

Pelo fato da Vela ser um dos esportes que o país tem melhor desempenho em olimpíadas, é importante que empresas locais apoiem a realização de competições de alto nível técnico, como é o caso da Copa do Brasil. Informações sobre planos de patrocínio e apoio na Secretaria Náutica, pelos telefones: 3329-8747/8748.