Palavra do Comodoro
11/11/2017 - #Jornal Semanal

Prezados Sócios,

Chegamos ao final deste mandato com resultados bastante satisfatórios e com a sensação de que cumprimos a nossa missão. Ao longo desses quatro anos, não medimos esforços para entregar todos os compromissos assumidos e realizar uma gestão transparente e profícua. Nossa Administração teve foco especialmente nos investimentos para a melhoria do campus, envolvendo aquisição e modernização dos equipamentos e da infraestrutura, na informatização do sistema contábil e controle rígido dos gastos. Também implementamos a auditoria externa, que dá cada vez mais segurança do ponto de vista contábil e financeiro
 
Nesse sentido, realizamos relevantes obras para o Iate, como a revitalização da entrada principal, que agora proporciona ao Quadro Social um Centro de Atendimento moderno e confortável, onde ele pode resolver todas as suas demandas, com o serviço de Concierge. Também fizemos as reformas para instalar o Centro de Visitantes (Visitor Center), destinado ao recebimento dos convidados e visitantes. A obra revitalizou e modernizou aquele prédio, tornando-o mais elegante e também funcional.
 
Reformamos, ainda, os vestiários da área do Futebol, restauramos a pista de cooper, entregamos o Píer e o Cais Flutuante da Náutica, reformamos as instalações do CIATE, fizemos o recapeamento asfáltico das vias do Clube, a nova iluminação das quadras de Tênis, o novo Salão da Sinuca, dentre muitas outras. Recentemente, em julho, começamos a nova etapa das obras do Edifício Multifunções, há mais de dez anos parada. Ali está prevista a instalação do EMIATE e do novo Centro Administrativo do Iate, concentrando vários setores, atualmente dispersos, o que irá proporcionar mais eficiência na prestação dos serviços e economia na gestão do Clube. Demos início também às obras de readequação do prédio da Antiga Sauna.
 
Uma outra grande conquista desta gestão foi a terceirização do serviço de massagem, que historicamente gerava um déficit profundo nas finanças do Iate, de cerca de R$ 1 milhão anual. Além de zerar o déficit e proporcionar dividendos pela locação do espaço, ainda foi ampliada 
a variedade de serviços oferecidos e mantidos os preços das massagens básicas próximos dos valores praticados anteriormente.
 
Tivemos especial cuidado na aplicação de investimentos necessários para manter a boa governança, a manutenção das contas regulares e reservas em caixa, além do aprimoramento da prestação dos serviços oferecidos aos nossos Associados. Houve uma mudança de mentalidade no uso dos recursos do Clube, inclusive uma drástica redução nos gastos com eventos e competições esportivas, que agora são realizadas com recursos de patrocínio e inscrições. A plena representação dessa conjuntura pode ser observada no balancete divulgado no início de novembro. Enfrentamos todos os percalços e dificuldades e deixamos um Clube saudável financeiramente, sem dívidas, com 13º dos funcionários provisionado e com recursos em caixa para a conclusão das obras que iniciamos.
 
Mesmo com os esforços concentrados em relevantes obras para o Iate e na saúde das contas, realizamos grandiosos eventos, mantendo um padrão altíssimo para nossos Associados, como as festas de Réveillon, o premiado Iate in Concert, a famosa Festa Junina, as edições do Luau do Iate e muito mais, além de uma agenda intensa de atividades culturais e esportivas, com grandes conquistas para os nossos atletas em torneios memoráveis. Todo este trabalho realizado permitiu ao Iate Clube receber em maio, durante o Congresso Brasileiro de Clubes, o prêmio TOP 100 da Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), o estabelecendo como um dos melhores clubes sociais do Brasil.
 
Também enfrentamos os problemas relativos ao fechamento do Ponto de Combustível e entregamos uma proposta ao Conselho Deliberativo para a constituição de uma empresa revendedora, com caixa suficiente para a aquisição de combustível e capital de giro para fazer frente à demanda dos Associados.
 
Por fim, agradeço a confiança dos Associados, que manifestaram seu apoio e reconhecimento aos resultados desta gestão. Honramos os compromissos firmados e com muito trabalho e dedicação estamos entregando um Iate Clube mais organizado, confortável, moderno em suas instalações, com novos conceitos de governança, com as contas em dia, um novo e amigável Website, além de elevar a valorização do patrimônio dos Sócios. Registro a importância da equipe que integra o Conselho Diretor e o quadro de funcionários, sem os quais não seria possível atingir nossos objetivos. Destaco, também, o relevante papel de todos os integrantes do Conselho Deliberativo que ativamente cumpriram seus mandatos com zelo, dedicação e compromisso com o Clube e seus Associados, para entregarmos juntos um Iate cada vez melhor.
 
Deixo a Comodoria em 15 de novembro e passo a integrar o Conselho Deliberativo, onde continuarei cumprindo, com o mesmo afinco e dedicação, as minhas atribuições estatutárias naquele colegiado.

Muito obrigado,

Edison Garcia

Comodoro