Equipe do Ciate vai participar de Torneio de Robótica do SESI
05/10/2018 - #Jornal Semanal

Começou oficialmente a nova temporada do Torneio SESI de Robótica, o First LEGO League, e a equipe da disciplina do Ciate irá participar do evento pela primeira vez! Com o tema ‘Em Órbita’, o desafio é destinado a estudantes de 9 a 16 anos, e propõe pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.

Para o Presidente do Ciate, João Lima Bastos, a expectativa é que os alunos inscritos no torneio desenvolvam projetos e explorem soluções inovadoras. “As equipes vão utilizar conhecimentos, principalmente das áreas de ciências exatas e biológicas. Vai ser uma oportunidade incrível para os alunos do Ciate inscritos na competição”, disse.

O torneio, promovido pelo Sesi, em parceria com a LEGO, não envolve apenas construir e competir com robôs. O projeto de pesquisa é uma excelente oportunidade para cada equipe sentir como é ser um cientista, inventor ou engenheiro. Na avaliação do projeto de pesquisa, as equipes identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada, criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe), compartilham suas descobertas com outras pessoas e apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes. No Torneio de Robótica, estudantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar o outro é a base do trabalho em equipe. 

VALENDO! – Os torneios regionais começarão na primeira quinzena de outubro e a Etapa DF será nos dias 10 e 11 de novembro, no Sesc Taguatinga. As equipes podem ter de 2 a 9 estudantes, além de dois técnicos (um sendo suplente). Vamos torcer pela Equipe do Ciate!