Histórico JK

Nascido na cidade mineira de Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi, desde o início, um dos grandes incentivadores da construção do Iate Clube de Brasília. Tinha por nossa instituição um carinho especial e a ela se referiu certa vez da seguinte forma: “O Iate é, de muito, a sala de visita da nova metrópole”. Por tudo o que fez pelo Brasil e pela ligação que tinha com o Iate, Juscelino foi escolhido o patrono do clube. 

 

Desta forma, o Site do Iate dedica diversas páginas para lembrar um pouco da vida e obra deste notável brasileiro e reverenciar todo seu legado. Também como forma de homenagear a figura humana e histórica de Juscelino, o Iate criou a Regata JK, que, em 2003, chega a sua 10ª edição. Aqui você encontrará informações sobre a Regata JK e sobre a vida de Juscelino Kubitschek de Oliveira, incluindo fotos históricas. Também encontrará depoimentos preciosos de pessoas que conviveram intimamente com Juscelino e que deram uma noção mais humana do caráter e presença de espírito deste mineiro inesquecível.


 

EM HOMENAGEM AO FUNDADOR

Todos os anos, no mês de setembro, o Iate Clube de Brasília realiza a Regata JK, uma das provas náuticas mais tradicionais da cidade e que reúne os principais velejadores dos clubes da região. A partir de 2014, a tradicional competição se tornou a principal regata da Semana JK de Vela.  

Semana da vela JK

COMO TUDO COMEÇOU